O Temor do Senhor




"O temor do SENHOR é fonte de vida." (Provérbios 14:27)

Muitas pessoas ao ouvirem a expressão “ter o temor do Senhor” acreditam que este é um sentimento de medo, receio ou pavor que devemos ter diante de Deus, como se Ele fosse um ser irado, mau e vingativo. Mas ter o temor do Senhor não significa ter medo dELe e sim ter respeito e reverência por Ele, reconhecendo o Seu poder, majestade e senhorio ("Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente" Rm 11:36). Andar no temor do Senhor significa reconhecer que Ele é santo ("No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" Is 6:1–3). E por ser um Deus santo Ele aborrece o pecado, a bíblia diz que "O temor do Senhor consiste em odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa” (Provérbios 8: 13). Meditando neste versículo aprendemos que andar no temor do Senhor significa ter a mesma atitude que Ele tem para com o pecado, que é a de aversão. Deus ama o pecador mas aborrece a prática do pecado e Ele requer de nós a santificação (I Pe 1:15). Temer ao Senhor também significa guardar os nossos olhos do mal ("Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa donzela?" Jó 31:1) e refrear a nossa língua ("A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno." Tiago 3:6), além disso, também devemos despojar-nos de todo o orgulho, que é um sentimento que afasta o homem de Deus ("A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Pv 16:18).
Temer ao Senhor é viver uma vida segundo os Seus padrões, obedecendo aos Seus mandamentos, sem questionar. Devemos nos livrar de tudo aquilo que nos faz tropeçar ("E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo." Mt 18:9), fugindo das paixões da carne e prosseguindo na nossa caminhada de fé, “Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé,Jesus” (Hb12:1-2).
Algumas consequências ocorrerão conosco se andarmos no temor do Senhor diariamente:
* Nos tornaremos santos ("Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver." I Pedro 1:15). Mediante a comunhão íntima e constante com o Pai nos tornaremos mais semelhante a Ele, e aprenderemos a olhar para o pecado sob a óptica divina.
* Seremos Luz: se temos o temor do Senhor iremos aprender a sermos santos e essa santidade irá se exteriorizar, e assim, a Luz de Jesus brilhará por nosso intermédio("Vós sois a luz do mundo" Mt 5:14).
* Iremos adquirir a verdadeira sabedoria: a bíblia diz que o temor do Senhor é o principio da sabedoria ("O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." Salmo 111:10)e nos orienta a guardá-la ("Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares." Pv 3:21-24). A verdadeira sabedoria é concedida aqueles que entregam as suas vidas ao Senhorio de Cristo. Estes tem segurança no seu caminhar e não tem medo da vida pois edificaram sua casa sobre a rocha.
* Conheceremos a Deus intimamente: "A intimidade do Senhor é para os que O temem" (Sl 25:14). Deus se revelará a nós como um amigo íntimo, como fez com Abraão que temeu ao Seu nome (Gn 18:17-19), e aos apóstolos (Jo 15:15). Não há nada que se compare a esse tipo de relacionamento com Cristo.

Estas são apenas algumas das consequências que teremos na nossa vida ao temermos a Deus. Grandes bênçãos estão reservadas para aqueles que reverenciam o nome do Senhor e reconhecem que só Ele é Deus e não há outro igual (Is 43:13). Os olhos do Senhor estão sobre todos nós, contemplando-nos diariamente (Dt 11:12),devemos reverenciar a presença de Deus e andar no temor do Senhor continuamente, buscando a santificação mediante a comunhão com o Pai e assim seremos bem-aventurados aqui nesta terra e na eternidade.


No amado, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Pri, eu nunca tinha visto um ajuntamento de textos tão rico sobre o Temor de Deus, que é uma coisa que precisa ser realmente bem entendida no coração de cada um que deseja agradar ao Senhor. Eu traduzo o "Temor do Senhor" como uma frase que ouvi: "não suporto ver Jesus triste com a minha vida". Ouvi isso de um irmão amado a alguns anos atrás e nunca mais esqueci. Mais uma vez o Senhor te usou pra transmitir ânimo conforto e exortação de forma a nos trazer edificação. Que o Amado continue te usando assim Priscila. E que ele derrame muitas bençãos sobre a sua vida também!

    ResponderExcluir