No deserto com Deus



O deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. Durante o dia as temperaturas costumam ser elevadas e a noite são muito baixas. Na nossa caminhada cristã, todos nós temos em algum momento, um deserto para atravessar. Essa travessia pode ser longa ou não, podendo levar meses, anos, e mesmo alguns dias, dependendo daquilo que o Senhor quer fazer conosco. Na vida, o deserto simboliza aqueles momentos de dor, de solidão, de mudanças drásticas ( assim como no deserto, em que a noite faz muito frio e de dia faz muito calor). São momentos de aprendizagem, onde o Senhor nos ensina, dentre outras coisas, a sermos dependentes dEle. Certamente é um lugar difícil de estar, um lugar seco, sem vida humana ao redor. E, além disso, é um lugar aonde existem alguns animais perigosos como escorpiões e serpentes. Por isso devemos estar vigilantes, pois estar ali também pode ser perigoso, e quando passamos pelo deserto da alma, nosso inimigo costuma colocar muitas tentações na nossa frente, para nos fazer perder o alvo e desfalecer. No deserto, caminhamos com dificuldade, sempre em meio a mesma paisagem (areia ou terra pedregosa) e por isso podemos nos perder, por achar que não haverá saída desse lugar. Mas é nesse momento que o Senhor quer nos dar a Sua visão, no ensinar a caminhar tendo em vista o alvo que Ele tem para nós. Caminhar por fé e não pelo olhar humano, (Hb 11:1) aprendendo a confiar e perseverar no Senhor.
"Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos" (Sl 63:1-4). Quando o salmista e rei Davi escreveu este salmo, ele estava passando pelo deserto de Judá, sendo perseguido por seu próprio filho, Absalão. Em meio a dor e a seca, neste caso tanto pelo lugar como pela condição de sua alma, ele louvou e adorou ao Senhor, expressando o seu desejo por mais de Deus, assim como o desejo da terra seca por água. Davi sabia que tudo aquilo estava acontecendo porque Deus estava querendo disciplinar e ensinar ele, e assim, ele deixou o Senhor tratá-lo.
É no deserto que Deus costuma a revelar nosso próprio coração, ("E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não." Dt 8:2) mostrando o que realmente se encontra dentro de nós. É mediante as pressões da vida que nós revelamos nosso verdadeiro "eu", os sentimentos e valores que estão escondidos dentro do coração. No deserto, não existe mais nada a não ser nós e Deus, e diante de tamanha provação é que Deus e mesmo nós, podemos realmente saber se amamos Ele por aquilo que Ele é e guardamos verdadeiramente Sua palavra. É nessa terra seca que temos a oportunidade de conhecermos a nós mesmos, nossas falhas e limitações, e deixar de ter uma comunhão superficial com Deus, passando a conhecê-lo intimamente e permitindo que Ele trate do nosso caráter.
E quando permitimos que Deus trabalhe conosco no nosso interior, nas nossas emoções, e nos dispomos a aprender o que Ele quer nos ensinar, Ele transforma aquele lugar seco em um jardim secreto, porque onde não há vida, Ele faz surgir. "Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia" (Isaías 51:3). Às vezes é no deserto que conquistamos grandes vitórias, que vemos a presença de Deus se manifestar poderosamente, fazendo do lugar seco um manancial da Sua presença, assim como foi com o povo de Israel, que infelizmente não soube valorizar a manifestação tão poderosa de Deus num lugar de morte. Essa é uma promessa que Ele faz: "Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água" (Is 41:18). Deus não quer nos ver morrer no deserto, Ele nos conduz até lá porque Ele quer ser a nossa única fonte, quer que saiamos do deserto tão cheios dEle que venhamos a saciar a sede de outros. O desejo do Pai é se revelar profundamente para nós em meio a este lugar tão difícil de estar: "Eu te conheci no deserto, na terra muito seca" (Oséias 13:5). Que posssamos deixar Deus tratar conosco no deserto, para que venhamos a crescer e amadurecer nEle.

"O Senhor, teu Deus, te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira; Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem; Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força " (Dt 8:15-17).

No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Glória a Deus! O deserto é a falta de tudo o que nos atrai em um ambiente, onde nossos olhos são levados a contemplar nossa pequenês e fragilidade. De todo o post maravilhoso que vc escreveu ungida pelo Espírito Santo, a parte que mais me tocou foi: "Deus não quer nos ver morrer no deserto, Ele nos conduz até lá porque Ele quer ser a nossa única fonte, quer que saiamos do deserto tão cheios dEle que venhamos a saciar a sede de outros." Essa frase caiu fundo dentro do meu coração Pri, e me fez atentar para o Amor dAquele que merece toda honra e toda glória seja no campo fértil ou seja no deserto. Que o Senhor me permita continuar sendo abençoado pelos seus posts Pri, que prazer é poder ler estas palavras vindas do Céu!

    ResponderExcluir