“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3:21



No período em que Israel esteve no cativeiro babilônico pelas transgressões que havia cometido, o profeta Jeremias escreveu o livro de Lamentações, a fim de tentar expressar a angústia e sofrimento que seu povo passava naquele tempo.

No capítulo três de lamentações, nos primeiros versículos, podemos ver que quanto mais o profeta se lembrava de toda a dor que havia passado e estava passando, ele esmorecia, e ficava mais entristecido. E ele mesmo confessa que mantinha na sua mente continuamente pensamentos de dor (Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim” Lm 3:20). Esta atitude quase o fez perder a sua esperança. Mas então, no verso seguinte, o profeta percebe que deveria pensar naquilo que poderia dar-lhe esperança (v.21).

Muitas vezes focamos a nossa atenção em experiências dolorosas do presente, e ainda naquelas do passado, sentimentos que foram feridos, perdas, sonhos frustrados. E ao lembrarmos continuamente desses fatos, acabamos perecendo na mesma dor, sentindo uma imensa tristeza. Mas o que pode nos dar esperança diante das adversidades? Esperança é a disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder. Jeremias viu sua esperança voltar quando lembrou das misericórdias de Deus: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (v.22).



A palavra misericórdia, que em hebraico é "hesed", pode ser traduzida por "aliança de amor" ou "amor imutável". Diante de tanta adversidade parecia que não havia mais esperança, porém Jeremias lembrou que a "hesed" de Deus ainda permanecia sobre o seu povo. Quando aparentemente parece que estamos vivendo em um deserto, devemos nos manter firmes na esperança de que Deus é por nós e está ao nosso lado. Precisamos nos lembrar dos milagres que Ele já fez, da provisão que diariamente Ele nos dá, do presente da salvação.

Deus é imutável, e o que Ele quer para seus filhos é sempre o melhor. Nossa mente tem a tendência de às vezes criar asas, e nos levar muito longe, por isso devemos ter cuidado com certos pensamentos que trazem descrença e tristeza na nossa vida (Quando mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" Fp 4:8). Não devemos nos angustiar com o futuro e tampouco chorar pelo passado, mas devemos estar firmes na confiança de que "tudo coopera para o bem daqueles que ama a Deus" (Rm 8:28). Não permita a descrença, o medo, a dúvida ou a dor terem um lugar em seu pensamento. Ao invés disso, lembre-se que Deus é sempre fiel e nunca irá nos abandonar. Nunca esqueça dos milagres que Ele ja fez por você, comece a enumerar as pequenas e grandes bênçãos que Ele já te deu. O Senhor é a nossa esperança ("Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade" Sl 71:5) e ela jamais será frustrada.

As promessas de Deus na sua vida não vão se frustrar, tudo o que Ele te prometeu irá se cumprir. Confie no Senhor e nunca esqueça que Ele é fiel. Quando na sua mente vier lembranças tristes, peça ao Senhor que lembre você da Sua fidelidade,das coisas que Ele já fez por você, do amor imutável dEle, e seja fortalecido e encorajado para continuar sua viajem rumo à terra das promessas.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor" (Lm 3:21-26).

No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

37 comentários:

  1. Aleluia!Que maravilha é poder pertencer a um Deus que gera em nós a esperança! A esperança nos revela mais uma vez que há um Deus que cuida de nós. Que possamos continuar crendo nEle, crendo que Ele tem propósitos que nem mesmo imaginamos em nossas vidas, e que Ele cumprirá toda a Sua Vontade, que é boa, perfeita e agradável! Mais uma vez um post maravilhoso Pri, que o Senhor multiplique ainda mais este dom dentro de vc, que o Papai te abençoe minha irmã!

    ResponderExcluir
  2. Procurando a referência desse versículo encontro na internet essa reflexão ricamente abençoada e que recebo como pesente de Deus para mim hoje. Que Ele continue te abençoando para que alcance corações necessitados de encorajamento e também como tudo isso, glorificar o nome do Senhor nosso Deus. S2

    ResponderExcluir
  3. tremendo este verssiculo como fala ao meu coração e com esse comentário e o que precisava obrigada Senhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Gloria DEUS por essa poderosa palavra, O SENHOR, faça essa palavra firmar e florescer em nossos corações a cada dia, ao ponto de vivermos ela com temor, e zelo pela sua verdade, Sua verdade vai fluir tanto em nós, que desfrutaremos as maravilhas da sua graça e amor em nosso viver, Pratiquemos ela para que outros possam ver e ter plena paz, . DEUS continue te usando muito. Obrigado tudo!
    NOSSA ESPERANÇA ESTA EM TI OH DEUS DE AMOR!

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe! Muito Espiritual esse aprendizado!! Aleluia, Jesus!!

    ResponderExcluir
  6. que texto maravilhoso...louvado seja o nosso Deus!!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar. Eu compartilhei no facebook de minha irma.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar. Eu compartilhei no facebook de minha irma.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Glórias a Deus por essa esperança que nós podemos ter Nele,paz a todos.

    ResponderExcluir
  10. Conheci seu blog hoje e fiquei maravilhada pelo conteúdo ,Parabéns que Deus abençoe sua vida abundantemente.
    FELIZ 2017

    ResponderExcluir
  11. Que Deus continue a te usar para abencoar nossas vidas.

    ResponderExcluir
  12. Que Deus continue a te usar para abencoar nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. Estou passando um momento de muita dor pois minha filha que nasceu precisou ir pra Uti! No dia da notícia que foi quando ela ficou em estado grave só me vinha a cabeça pensamentos ruim de morte, já imaginava como seria minha vida sem minha filhinha! Mas então um casal amigo nosso veio ate o hospital orar pela gente e falou desse versículo! Hj quis entender melhor o contexto e encontrei esse lindo texto! Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Nossa como o Senhor e bom, mts das vezes nos encontramos c nossa alma abatida, me pego lendo um lindo texto desse no ato elevo meus olhos para o monte, amo esse Deus, que o Senhor continue usando para honra e gloria de sua obra

    ResponderExcluir
  15. minha amada continue deixando Deus ti usar, eu amei tudo que Deus ti deu para fazer esse brog que as ricas bençãos do Senhor continue sobre a sua vida

    ResponderExcluir
  16. Vim buscar referências desse versículo e acabei me derramando em lágrimas...Deus tem uma aliança de amor para comigo e não será quebra..pois ela se renova a cada manhã..

    ResponderExcluir
  17. Palavra abençoada, estava precisando... Obrigado

    ResponderExcluir
  18. "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR" (Lm 3:21-26).

    ResponderExcluir
  19. Estava preparando uma mensagem para ministrar, hoje ao acordar na cama Deus me falou sobre esse versículo e abrindo na Net quando me deparei com essa reflexão foi tudo que Deus já estava reservado para através de sua vida Priscila. Jesus continue te abençoando ricamente

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Glórias, Glórias, Coisa Linda de Deus ! 💜

    ResponderExcluir
  22. Amei o texto!!! Que Deus continue usando sua vida poderosamente. Era tudo o que eu precisava para este tempo que se chama hoje.
    Bjs ... paz de Cristo

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto nesse momento indo internar meu esposo para fazer uma terceira cirurgia e me deparo com esse maravilhoso versículo.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom!
    Meditei nesse versículo e tenho-o usado muito nesse período de minha vida.

    Que Deus abencoe sua vida.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Linda reflexão Deus lhe usa poderosamente .

    ResponderExcluir
  28. Muito edificante essa meditação.n

    ResponderExcluir
  29. Que palavra abençoada, estava precisando ouvir isso , Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  30. Glória a Deus por essa palavra ela realmente nos trás conforto e nos da esperança, como diz o salmista Davi esperei pacientemente no senhor ele se enclinou_se para mim Deus abençoe grandemente a sua vida em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  31. Maravilhosa reflexão sobre esse maravilhoso versiculo. Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  32. Amo essa passagem, é você nesse texto nos trouxe um ótimo aprendizado, maravilhoso estudo! Que DEUS abençoe ainda mais sua vida, que você continue a ser canal de benção🙏🏽🔥

    ResponderExcluir