"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Sl 30:5)




Existem momentos na nossa vida em que parece que tudo é "noite". É quando o dia mau bate na nossa porta (Sl 49:5, Sl 37:19). Noite, no sentido figurado, é designada como sendo aquele momento de sofrimento, de luto, de dor, de provação pelo qual todos nós passamos. E esses momentos podem se tornar tão prolongados que acabam transformando a paisagem da nossa vida. Às vezes realmente parece que o sol não vai mais brilhar para nós e que não há solução para os nossos problemas ou cura para a nossa alma aflita. Quando vivemos momentos assim, as horas costumam a passar lentamente e alguns ficam sem saber a quem recorrer ou ao que recorrer para que sua dor possa sarar. Podemos achar que não há ninguém por nós, que possa enxugar as nossas lágrimas durante o momento "noite" da nossa vida.  Mas Deus nunca nos abandona, Ele é um Deus fiel que escuta as nossas lágrimas e as recolhe para si ("Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?" Salmos 56:8) 

Existe um pastor que costuma dizer "o choro do cristão é oração líquida". Nossas lágrimas são entendidas pelo Senhor, Ele as interpreta como palavras, que relatam o doloroso momento pelo qual estamos passando. O Senhor é um Deus presente e Ele deseja confortar a alma aflita e como Pai nos embalar no Seu colo quando estamos tristes. Ele nos convida a ir até Ele para receber Sua consolação ("Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" Mateus 11:28). 


Quando nos mantemos fiéis a Deus mesmo em momentos assim, Ele derrama a Sua paz sobre nós, dando-nos forças para continuar crendo firmemente nas Suas promessas. Não podemos desfalecer em meio a aflição, temos que ser vigilantes e cautelosos durante o momento "noite" para que não venhamos a cair ou desanimar de permanecer esperando pelo dia que virá. Mesmo com lágrimas no rosto não podemos parar de lutar e continuar crendo que o sol irá brilhar. As adversidades vêm às vezes querendo derrubar tudo a nossa volta, e é nessas horas que podemos ser tentados a desistir dos nossos ideais, dos nossos sonhos, de coisas que são importantes para nós. Mas a palavra de Deus nos encoraja a continuar perseverando mesmo em meio a dor e a tristeza ("Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus feixes". Sl 126:5,6).  Devemos continuar semeando nossas sementes de fé e nunca deixar de crer que Deus é poderoso para mudar as nossas circunstâncias ("E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido" Gálatas 6:9). Quando o semeador joga suas sementes na terra ele precisa ser paciente e perseverante para ver os resultados do seu trabalho árduo, porque ele não é instantâneo e sim gradual. Leva tempo até que as sementes estejam prontas para crescer e prontas para serem colhidas. Deus tem um tempo certo para cada semente de fé que plantamos, nunca é cedo ou tarde demais para fazermos a colheita quando esperamos pela hora de Deus. A palavra dEle diz que "há um tempo determinado para todas as coisas, um tempo para todo o propósito debaixo do céu; há um tempo de chorar e um tempo de rir, tempo de prantear e tempo de saltar de alegria"(Ec 3:4). 



Mesmo que seja difícil, devemos aceitar o tempo de Deus na nossa vida e deixar  o Pai usar as nossas lágrimas para remover as impurezas do nosso coração e nos tornar mais semelhante a Ele. Aceite o tempo de choro, o momento noite da sua vida como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento espiritual e emocional, lembre-se de que os pensamentos de Deus são maiores que os seus e os caminhos dEle mais altos. Tudo na nossa vida acontece por causa dos propósitos insondáveis que o Pai tem para a vida de cada um dos Seus filhos, nós fazemos parte de um plano maior e lindo que Ele tem estabelecido desde o princípio. Tenha fé, persevere em meio a dor e nunca esqueça que o choro pode durar por um pouco de tempo e a noite pode ser longa, mas em breve Deus fará nascer um novo dia para você.

"Noite"

A noite nunca foi tão escura
O dia nunca foi tão noite
Só há sombra no meu céu

Mas eu não irei cair
Me recuso a desistir
Ainda que eu ande em trevas
O Senhor será a minha luz

Um novo amanhecer

Em breve irá aparecer
E o meu dia não será mais noite

O choro pode durar
Mas a alegria virá
Quando no céu escuro
Tua luz brilhar.

No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

39 comentários:

  1. Aleluia, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5). Como já te contei Pri, Deus usou de uma longa noite uma vez para me ensinar a viver sem ansiedade. Na noite somos atraídos à Ele, no choro quebranta-se o nosso eu aos pés do Senhor. Fui muito edificado pelo seu post, q o Senhor te abençoe mais e mais e continue te enchendo da presença dEle. Bj

    ResponderExcluir
  2. Priscila,tudo tudo que eu precisa dizer está escrito nestas palavras. Eu agradeço ao Senhor por estar sendo confortada, e eu creio que assim como ele começou a boa obra em nossas vidas irá concluir. Obrigada por ser instrumento nas mãos do Senhor na minha vida. Menina dos Olhos de Deus somos chamadas, e assim cremos que somos guardadas em suas asas. a paz d senhor Nayara

    ResponderExcluir
  3. aki minha vida quem eu passo em loda

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavra creio que foram espiradas pelo Criador,em toda aflições Deus está presente nos ensinando, pois nunca vi um servo ser aprovado sem que tenha sido levado ao vale,mesmo no vale Deus nos consola de duas formas, com vara e com cajado Sl 23.4 Deus seja sempre contigo te abençoando com graça.

    ResponderExcluir
  5. Groria a Deus louvado seja o nome dele q Deus te abençoe Amen....

    ResponderExcluir
  6. Eu tava muito triste, chorando a noite toda pela perca da minha pequena bebe, e de repente me deparo com essas palavras que me abrem os olhos para o tamanho do poder de Deus. Me fez muito bem, me consolo e esta me fazendo esperar no senhor, tenho certeza que Ele tem um plano maior na minha vida e que o que aconteceu, este momento de dor foi plano do Senhor. Apesar de eu sentir muito sei que algo de bom surgirá disso tudo.

    Que Deus a abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,
    Excelente texto, era tudo que estava precisando ler no momento.

    ResponderExcluir
  8. que texto maravilhoso, vou compartilhar no culto amanhã com os irmãos...
    Deus abençoe sua vida grandemente!

    ResponderExcluir
  9. A tempestade, ela é intrínseca à nossa vida...não há barreira que não possamos ultrapassá-la...Jesus deixou exemplos característicos para seguirmos e seu último foi cabal: Morte de Cruz, para que todos nós, tivéssemos vitórias!

    ResponderExcluir
  10. Seu post parece ter sido escrito hoje. nós da Igreja Batista Nova Vida; em Belo Horizonte; estamos vivendo o nosso momento noite. Nossa querida irmã Karla e seu amado esposo Edu, estão esperando o nascimento do pequeno Heitor e tiveram uma notícia muito triste esta semana. Eles descobriram que o bebê sofre de SHCEque é uma Síndrome da hipoplasia do coração esquerdo. Quando ele nascer terá que fazer muitas operações, por isto eu peço a vc que ore por esta criança, tão amada e esperada por toda a igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deus irá responder essa mãe e toda sua igreja poderosamente creiam.

      Excluir
    2. DEUS irá responder essa mãe e toda sua igreja poderosamente creiam.

      Excluir
  11. Seu post parece ter sido escrito hoje. nós da Igreja Batista Nova Vida; em Belo Horizonte; estamos vivendo o nosso momento noite. Nossa querida irmã Karla e seu amado esposo Edu, estão esperando o nascimento do pequeno Heitor e tiveram uma notícia muito triste esta semana. Eles descobriram que o bebê sofre de SHCEque é uma Síndrome da hipoplasia do coração esquerdo. Quando ele nascer terá que fazer muitas operações, por isto eu peço a vc que ore por esta criança, tão amada e esperada por toda a igreja.

    ResponderExcluir
  12. Ninguem diz que essa Noite e a Ira e o castigo de Deus sobre o Povo que vacilou e devidamente foi Castigado.

    ResponderExcluir
  13. DEUS, E AMOR, MAIS TAMBÉM E JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  14. Uma Certa Vez, Passando Por Muitas Tribulações Saindo Do Meu Serviço, Com Os Olhos Cheios De Lagrimas Eu Cantei Aquele Louvor: - Quão Grande È O Meu Deus, Cantarei Quão Grande È O Meu Deus E Todos Hão De Ver, Quão Grande È O Meu Deus.
    E Confiei No Senhor, Não Demorou Muito E Logo Jesus Veio Me Confortar, Aprendi QUE NEM TODO SOFRIMENTO È POR CAUSA DO PECADO, Se Assim Fora Jò Então Pecou? Não Mas O Senhor Permitiu Tal Sofrimento Porque Sabia Quem Era Jò, Como Demais No Novo Testamento, Onde As Pessoas Diziam Quando Viam Um Coxo Ou Um Cego: - Mestre Quem Pecou, Este Ou Seus Pais? Jesus Respondeu Ninguem Mais Isto È Para Que Se Manifeste A Gloria De Deus. E Muitad Outras Palavras De Conforto O Senhoe Traz Para Nós. Devemos Lançar Toda Ansiedade Sobre Ele Porque Sou Testemunha Do Que Deus Faz Na Vida De Um Crente Que Busca O Senhor Com Humildade. Amèm?!
    Muito Interessante O Blogger Concerteza Tem Ajudado A Muitos Irmãos Dos Quais O Apóstolo Pedro Disse: Ao Qual Resisti Firmes Na Fè, Sabendo Que As Mesmas Aflições Se Cumprem Entre Os Vossos Irmãos NO MUNDO.(1PE:5.9)
    Deus Continue Abençoando, Muito Bom.
    A Paz Do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Muito, muito edificante esse post! Glórias sejam dadas ao Senhor! Valeu Priscila

    ResponderExcluir
  16. Paz do Senhor, eu estava procurando outra coisa na Internet e quando encontrei fiz o que eu queria apertei a tecla voltar, e me deparei com essa mensagem o incrível que estou passando por essa "NOiTe" a luta ta muito grande, mas Deus falou comigo através dessa mensagem e trouxe paz ao meu coração, creio que foi engano pra mim estar nessa página mas foi a vontade dEle. Obrigado Senhor, esperar no Senhor vale a pena.

    ResponderExcluir
  17. Paz do Senhor, eu estava procurando outra coisa na Internet e quando encontrei fiz o que eu queria apertei a tecla voltar, e me deparei com essa mensagem o incrível que estou passando por essa "NOiTe" a luta ta muito grande, mas Deus falou comigo através dessa mensagem e trouxe paz ao meu coração, creio que foi engano pra mim estar nessa página mas foi a vontade dEle. Obrigado Senhor, esperar no Senhor vale a pena.

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus. Como estou passando por essas "noites de choro" Nem sei como vim parar aqui. Mas vou ter fé e acreditar em Deus. Meu relacionamento de 3 anos e 1 filha de 01 ano acabou e o pior ele me trocou pra ficar com outra. Nem sei de onde tiro mais forças....:(

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus. Como estou passando por essas "noites de choro" Nem sei como vim parar aqui. Mas vou ter fé e acreditar em Deus. Meu relacionamento de 3 anos e 1 filha de 01 ano acabou e o pior ele me trocou pra ficar com outra. Nem sei de onde tiro mais forças....:(

    ResponderExcluir
  20. Muito bom!! Gostei muito. Como faço pra seguir suas publicações?

    ResponderExcluir
  21. ESSAS NOITES TENEBROSAS QUE PASSAMOS, SÃO AS PROVAÇÕES DA VIDA NO DIA A DIA, TODOS PASSAMOS, NO MOMENTO ESTOU PASSANDO, NÃO SEI O QUE É , QUAL SERÁ O RESULTADO, MAS ESPERO EM DEUS, PELA SUA RESPOSTA, SEUS PLANOS EM MINHA VIDA, E DA MINHA FAMILIA. SEJA FEITA A TUA VONTADE, E NÃO A MINHA.

    ResponderExcluir
  22. Palavras profundas e ativadas que Deus continue te abençoando nessa obra amada. Eu passei por essas noites . Mais o senhor passou comigo me sustentando e me encorajando . Mais em nem um momento pensei em desiste do senhor pq sei q ele só nos dá aquilo que ele sabe q podemos suportar . E uma coisa eu aprendi esses 18 anos que estou na igreja desde pequena que tudo e pela permissão dele e que sem lutas não há vitórias e se a luta ta vindo grande e sinal de que a Vitória ta vindo maior ainda. Eu perdi duas filhas uma em 2015 e outra agr em 2016 mais o senhor tem confortado meu coraçao e o do meu esposo . Pois quem espera sempre alcança e a bíblia nos relata no SLMS 40 que devemos esperar com paciência no Senhor pq ele tem ouvido o nosso clamor. Mais para tds que estão passando por essas noites de angústia e sofrimento n deixe se levar pela voz do opressor. Se vc tá na prova n e por causa dos seus erros n . Não se desespere pois se vc tá aí nesse Vale e pq Deus vai te exaltar e é pra mostrar para os seus inimigos que Quão Grande e o nosso Deus . Pois o mesmo Deus que operou no passado ele esta aqui operando hj . As provas são apenas para que sua bênção chegue por completa . A dor vem na vida do crente mais aquele q busca verdadeiramente a alegria sempre vem . A dor e só pra nós fortalecer e buscar ainda mais ao senhor . Tenhas bom animo levanta-te é resplandecente. E deixa Deus te usar .. amém ?que Deus abençoa esse bloog bjs A paz do senhor a todos

    ResponderExcluir
  23. Palavras profundas e ativadas que Deus continue te abençoando nessa obra amada. Eu passei por essas noites . Mais o senhor passou comigo me sustentando e me encorajando . Mais em nem um momento pensei em desiste do senhor pq sei q ele só nos dá aquilo que ele sabe q podemos suportar . E uma coisa eu aprendi esses 18 anos que estou na igreja desde pequena que tudo e pela permissão dele e que sem lutas não há vitórias e se a luta ta vindo grande e sinal de que a Vitória ta vindo maior ainda. Eu perdi duas filhas uma em 2015 e outra agr em 2016 mais o senhor tem confortado meu coraçao e o do meu esposo . Pois quem espera sempre alcança e a bíblia nos relata no SLMS 40 que devemos esperar com paciência no Senhor pq ele tem ouvido o nosso clamor. Mais para tds que estão passando por essas noites de angústia e sofrimento n deixe se levar pela voz do opressor. Se vc tá na prova n e por causa dos seus erros n . Não se desespere pois se vc tá aí nesse Vale e pq Deus vai te exaltar e é pra mostrar para os seus inimigos que Quão Grande e o nosso Deus . Pois o mesmo Deus que operou no passado ele esta aqui operando hj . As provas são apenas para que sua bênção chegue por completa . A dor vem na vida do crente mais aquele q busca verdadeiramente a alegria sempre vem . A dor e só pra nós fortalecer e buscar ainda mais ao senhor . Tenhas bom animo levanta-te é resplandecente. E deixa Deus te usar .. amém ?que Deus abençoa esse bloog bjs A paz do senhor a todos

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela bela mensagem, que o Senhor possa inspirá-la sempre com mensagem vá de encontro com a necessidade dos que buscam conforto, consolo e paz. gostaria de compartilhar seu texto numa experiencia que estou iniciando como escritor caso autorize será uma excelente contribuição meu tema é "O tempo" sou um Ministro Evang. e estudante de Teologia. Grato A paz

    ResponderExcluir
  25. estou passando por NOITE , mas to firme no senhor,MT:8.24 disse que se levantou uma tempestade tão grande , na vida dos dicipulos que o barco era coberto pelas ondas mateus 8,26 Jesus repreendeu a tempestade e fez bonança. O MAR É O MUNDO O BARCO SOMOS NÓS , e jeus esta pronto pra nos socorrer Ele é o mesmo ontem hoje e sempre

    ResponderExcluir
  26. Estava precisando de ouvi essa palavra

    ResponderExcluir
  27. Sábias e edificantes palavras,creio que você deve ser um instrumento nas mãos do Senhor. Que as bênçãos do Senhor estejam sempre sobre tua vida.

    ResponderExcluir
  28. Deus sabe de todas as coisas infelizmente erramos e o que nos resta e pedir perdao a todos Deus ouve oracoes arrependo-me de todos meus pecados Jesus veio para salvar a todos que querem estar com ele conhecereis a verdade e a verdade vos libertara

    ResponderExcluir
  29. Deus seja louvado toda onra e toda gloria ele vivi nos consola veio pos perdido ele e a luz

    ResponderExcluir