Carvalho de Justiça



Isaías 61:1-3 -> " O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória."

A árvore Carvalho chamou minha atenção quando eu li sobre ela em Isaías 61:1-3, e a partir de então, ela se tornou a minha árvore favorita. Essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. pois  é aquela que mais absorve as conseqüências dos temporais. A cada nova tempestade, ela fica mais forte, pois suas raízes se arraigam mais ao solo, seu tronco se revigora e fica cada vez mais difícil a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais, até que não tenha mais nenhum possibilidade. Por absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força. Muitas vezes parece até estar triste, por mais extraordinário que pareça.

É incrível perceber que é exatamente isso que acontece conosco. Algumas vezes pensamos que sob as tempestades da vida, diante da dor, da perda, da renúncia, não há como ser forte. É quando não temos aparente solução para os nosso problemas que podemos nos aproximar do Pai e revelar nosso coração diante dEle. Podemos escolher desistir de tudo ou simplesmente nos aconchegar perante o trono e adorar. Nessas horas é a coisa mais preciosa que podemos fazer. E à medida que continuamos sendo fiéis mesmo diante de circunstâncias tão difíceis, nossas raízes vão sendo arraigadas, e aprendemos a voar acima da tempestade, onde brilha o sol, o sol da Justiça, que traz luz as causas impossíveis.

Sabemos que Deus pode intervir sobre qualquer circunstância, mas Ele pode escolher não fazer isso. E mesmo assim, Ele continuará sendo o Deus Maravilhoso, o Pai da eternidade, o Príncipe da Paz, o Deus de amor. Que venhamos a nos submeter a vontade do Pai, e deixar Ele trabalhar conosco durante os temporais da vida. Pois é nos momentos mais difíceis que nossa fé é moldada, aperfeiçoada, até se tornar inabalável.

O papel da árvore carvalho na natureza, tem sido sinônimo de resistência ("ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso." [I Pedro 1:6,7]). Sinônimo também de resignação, submissão a vontade divina. E o carvalho permanece sobre a tempestade, conservando-se sólido e concreto nas florestas onde habita. Assim o Senhor quer que sejamos. Somos chamados "Carvalhos de Justiça, plantados pelo Senhor, para a Sua glória." (Is 61:3)

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" (II Coríntios 12:9).

No amor do Pai, Priscila Viégas 

Share this:

JOIN CONVERSATION

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara Priscila. Esta manhã acordei perguntando ao Senhor o que eu deveria ministrar no louvor desta tarde, no culto de mulheres, sabendo de algumas ondas bravias no mar do nosso ministério nesse momento... Ouvi o Senhor susurrar um louvor que dizia "caaaarvalhos de justiça". Me lembrei: "a fim de que se chaaamem, carvalhos de justiça"...
    Fui para o google procurar o endereço da passagem biblica onde estava este versículo e encontrei muito mais que isto, encontrei sua postagem. Para minha alegria, a explicação do que é ser carvalho de justiça, nunca antes meditado por mim, é exatamente o que as mulheres do ministério estão precisando saber, ouvir e se enraizar.
    Vou ministrar esta palavra nesta tarde antes do louvor e você foi a ferramenta que o Senhor usou para me mostrar como plainar o coração de carvalho destas mulheres de Deus.
    O Senhor te abençõe! Adriana Mancini de Souza - Campinas/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Deus é maravilhoso,imagine que hj.recebi um post em homenagem ao dia da árvore,e na tentativa de responder usando a figura da árvore a luz da Bíblia lembrei me dessa passagem de Isaías e foi para o Google... Obrigada @Adriana Mancini de Souza por ser vc instrumento de Deus pra minha vida

      Excluir
  3. Faço minhas as suas palavras. Tambem estava a procura de algo que vinhece complementar a mensagem que estou preparando para as mulheres da IEQ. BARRA DO CHOÇA BA que Deus lhes abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Palavra maravilhosa! Estou preparando para falar a igreja, tenho lido sobre as árvores na Bíblia e hoje me veio a palavra carvalho, pesquisando li está belíssima explicação. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Tremendo TD que eu precisava Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. "Carvalhos de Justiça, plantados pelo Senhor, para a Sua glória." (Is 61:3) É assim que você e precisa ser Deus Abençoe! Obrigada por estas palavras!

    ResponderExcluir
  7. Fui tocada por essa palavra,carvalho de justiça fiquei encantada quando deparei oq significa vir o quanto Deus falou ao meu coração obrigado a minha querida,amiga pastora Mery Duarte Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Sim bom demais esse DEUS soberano que tudo fez faz refaz continua a dar plantar tudo para sua obra qual tem chamado pelo nome cada uma das vidas que plantaste com tanto amor o Pastor de Israel vem visitar sua vinha dos que aquerem devorar vem ó Pastor de Israel tú é plantação bendita do SENHOR AMÉM

    ResponderExcluir
  9. Estava vivendo um momento de frieza espiritual mas esse texto reanimou o meu coração

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada! Deus te abençoe 🙏

    ResponderExcluir