Jardim Fechado



"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada." (Cantares 4:12)

Um jardim fechado é um espaço planejado, onde se cultivam flores, árvores e plantas. Tudo no jardim é feito com cuidado, exatamente como o proprietário deseja e tudo que é plantado nele é escolhido pelo seu dono, porque é ele quem cuida do jardim. 

Nossa vida é como um jardim. Fomos planejados pelo Senhor antes de nascer, e o Seu amor nos deu a vida. Mas muitos não permitem que Deus seja seu dono, seja o seu "tudo", e assim, a vida dessas pessoas fica sem a beleza que só o Senhor pode dar. 

Sem Deus, nosso jardim fica sem cor e, ao invés de flores, existe apenas uma terra seca, pois a água da vida não rega o lugar. Assim, com o passar do tempo, o jardim acaba entulhado de lixo, pois é aberto, logo, se permite que entre qualquer um e qualquer coisa, e despeje o que quiser ali. Mas quando abrimos o portão do nosso jardim para o Senhor e entregamos a chave à Ele, nossa vida toma outra forma. Ele começa a tirar tudo o que impede o jardim de crescer, limpando-o. Ele começa a adubar e a plantar Suas sementes naquela terra. A partir do momento em que entregamos à chave da nossa vida ao jardineiro Fiel ("Vós, porém, povo de propriedade exclusiva de Deus" I Pe 2:9), Ele zela pela preservação de cada coisa que Ele tem plantado no nosso jardim, cada semente que Ele tem colocado, para que a Seu tempo venha a dar muitos frutos (Fp :1:11).

 E para que nada venha a destruir a beleza e grandeza do jardim, já não é permitida a entrada de qualquer um, de qualquer coisa.

Na medida em que o jardim vai crescendo e as plantas florescendo, ele começa a exalar um perfume maravilhoso, ("Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem" II Co 2:15) o que acaba atraindo a atenção de muitos visitantes. Mas devemos ter cuidado para não abrir os portões para as "feras", que às vezes sorrateiramente tentam se entranhar no jardim para destruir a beleza e fazer com que ervas daninhas, aquelas plantas indesejadas que facilmente se multiplicam, destruam as flores do jardim (Jo 10:10). As "feras" representam o pecado, que pode entrar facilmente na nossa vida, seja pelos nosso olhos, ouvidos ou pensamentos. Temos que ter cuidado e não abrir o portão do nosso jardim para qualquer pessoa, pois existem relacionamentos que não acrescentam em nada na beleza deste, e pode até prejudicar o seu crescimento.

"E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam" (Isaías 58:11). Manancial é uma nascente abundante de água que flui incessantemente. O desejo do coração de Deus é fazer com que do nosso jardim flua um manancial de águas vivas e inunde outros jardins, trazendo vida onde só existe uma terra seca e infértil.

Depois que o jardim já está lindo, é nossa missão guardá-lo e cultivá-lo para que permaneça assim ("Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida" Pv 4:23).

Nosso jardim só se torna belo por causa da presença e trabalho árduo de Deus. Só nEle encontramos a verdadeira razão de existir. Só Ele pode dar beleza a nossa vida, porque Ele purifica o nosso coração e nos ensina a termos um caráter santo.
O desejo de Deus é nos fazer como um jardim fechado, cuidado por Ele, habitado pelo Seu Espírito, cheio de flores, frutos e beleza, onde podemos encontrar uma fonte, que transborda das águas vivas que provêm dEle.

"Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia" (Isaías 51:3).

No amado, PV.





Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Jardim fechado, que lindo post Pri. Analogia maravilhosa o Senhor faz em Cantares de Salomão, algo tão maravilhoso que nos enche o coração de júbilo. Fui muito edificado por essas palavras que vc colocou de forma tão clara e tocante, que o Pai continue te abençoando e fluindo como um manancial de dentro do seu jardim fechado, nutrindo as flores espirituais dentro de vc e te fazendo exalar mais e mais o doce perfume de Cristo, o qual já é abundante na sua vida, bjão Pri

    ResponderExcluir
  2. Sou Jardim fechado !🌼❤🙌 Tenho a marca da Promessa !!! DEUS É MARAVILHOSO! Amei essa mensagem😍

    ResponderExcluir