"Porque quando estou fraco então sou forte" (2 Co 12:9-10)




Paulo foi um apóstolo tremendamente usado por Deus, que pregou ousadamente a palavra do Senhor durante muito tempo. Mas apesar de ser um homem forte, ousado, destemido, que alcançou muitas vitórias, ele tinha uma debilidade, que era um espinho na carne. Na bíblia não encontramos claramente qual seria o espinho na carne de Paulo, mas certamente se tratava de uma grande dificuldade, que estava nele para enfraquecê-lo. Mas Deus permitiu que esse ataque do mal viesse contra a vida de Paulo, para que ele não viesse a se vangloriar como um grande pregador ("E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim" 2 Coríntios 12:7-8). 

Certamente o espinho que Paulo tinha o incomodava muito e lhe causava grande aflição. Sendo assim, por diversas vezes ele pediu a Deus para que retirasse dele aquela debilidade, mas Deus não o fez, pois queria através daquela dor, trazer a revelação da Sua maravilhosa Graça na vida de Paulo. Nada poderia impedir Seu servo de continuar no ministério apostólico, pois o poder de Deus era suficiente para ele continuar vivendo e pregando, mesmo com um espinho na carne.

Muitos de nós, algumas vezes, assim como Paulo, temos um espinho na carne, uma marca em nosso ser que é tão profunda que às vezes sangra de tanto doer. Talvez seja o espinho de uma experiência dolorosa, de uma enfermidade física, uma dor na alma, rejeição, abuso, perdas. São tantas coisas que podem vir contra o nosso ser para nos causar danos profundos. Mas através da experiência de Paulo podemos extrair uma lição poderosa: Deus permite que venhamos a experimentar dores a fim de que Seu poder se manifeste através de nós, do nosso sofrimento. Se não tivéssemos uma dor, uma fraqueza, então não teríamos um poder se aperfeiçoando em nós, se revelando maior do que todas outras coisas.
Deus quer revelar a Sua Graça através das nossas debilidades. Como diz a Palavra, “Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele” (1 Co 1:27-29). Deus permite que venhamos a estar frágeis para que Ele possa se mostrar forte em nossas vidas, Ele permite que venhamos a nos sentir pequeninos, para que Ele possa se mostrar grande em nós (“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” 2 Co 4:7). O Senhor quer nos revelar o tamanho da Sua Graça bem como mostrar que somente ela é suficiente para nos manter vivos, felizes e satisfeitos. A graça é o dom gratuito de Deus, que nos salva e nos torna Seus filhos, que nos perdoa e reconcilia com Ele. A graça é uma dádiva dada por Deus ao homem, um favor imerecido que nos alcança ainda que estejamos longe do caminho que Ele tem para nós, e que nos presenteia ainda que não venhamos a merecer, nos abençoando e nos envolvendo com bondade e favor.

A graça de Deus é maior do que qualquer adversidade e é por meio dela que podemos ter nossos pecados perdoados e vir a experimentar uma nova vida com o Pai, de esperança e paz. Deus não tirou o espinho da carne de Paulo pois queria ensiná-lo que a Sua Graça era suficiente, e que ele não precisaria de cura porque a graça divina era maior do que qualquer dor.
Talvez venhamos a sentir pena de nós mesmos pelas nossas fragilidades, pelas dificuldades que temos que enfrentar, talvez tenhamos o desejo de desistir de tudo e uma imensa vontade de murmurar constantemente, pelas circunstancias que não podemos mudar. Mas Paulo não, ele sentia prazer no sofrimento! Ele louvava a Deus pelas lutas que enfrentava! A alegria tão grande que ele sentia de poder participar do sofrimento de Cristo, de levar a cruz diariamente e de saber que existia um poder invisível que estava operando na vida dele, superava qualquer dor que ele enfrentava ("Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." 2 Co 12:10)

Deus ensinou a Paulo que a incapacidade dele de ser perfeito abria caminho para Deus mostrar a Sua perfeição através da vida de Seu filho. E o Senhor fez e continua fazendo isso na vida de Seus escolhidos. Ele permite que tenhamos uma área ou outra da nossa vida em que sejamos frágeis para que o poder dEle em nós se manifeste. Além disso, ele permite essa fragilidade para que quando vier o desejo de nos vangloriarmos por alguma coisa, nos lembremos das nossas fraquezas e reconheçamos que é por causa dEle que somos e podemos fazer grandes coisas ("Porque dele e por ele e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente" Romanos 11:36).

A resposta de Deus hoje, para mim e para você, diante da luta, da dor que estejamos enfrentando é a mesma que ele deu a Paulo: "A minha graça é suficiente para você, porque o meu poder é aperfeiçoado quando você está fraco."
Não importa qual seja o tamanho da nossa dor, da nossa experiência dolorosa, podemos nos alegrar, pois existe um poder se aperfeiçoando na nossa fraqueza, um poder que é capaz de transformar toda perda em ganho, toda tristeza em alegria, toda desonra, em dupla honra.

Que venhamos a ousadamente responder as nossas fraquezas com as mesmas palavras de Paulo:
"De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12:9-10)


"DEUS FORTE" (PV)

Sou tão pequeno
Tão frágil e pobre
O que de bom pode sair de mim?
O que de bom pode haver em mim?
Se sou tão limitado, tão temido e fraco...
Sou nada
Mas Ele é tudo
E que eu desapareça ainda mais
Para que o Teu Ser em mim se mostre capaz
De realizar grandes coisas
Porque se sou fraco
Tua força é forte em mim
Se sou incapaz
Teu poder pode fazer mais
Deus,
Que na minha vida
Somente um apareça
Que somente uma marca permaneça
Que apenas um nome seja lembrado
O Teu ao invés do meu
Porque onde não sou
Tu és em mim, Jesus...

Que Deus abençoe a sua vida!

No Amado, PV.



Share this:

JOIN CONVERSATION

32 comentários:

  1. São momentos como esse que me fazem refletir no tamanho do amor do Pai, que me deu você por noiva, e futura esposa e companheira. Não encontro palavras pra dizer o quanto fui edificado por esse texto meu amor! Que o Senhor continue te abençoando e mantendo seus olhos fixos nEle, dia a dia, sendo a mulher de Deus que tem sido! Eu te amo!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo esse texto, Priscila. Gostei imensamente. É revigorante,como um tônico, fortalece, anima. Apontar para a Graça de Deus é trazer suavidade, bem estar, lugar de descanso para quem está aflito, cansado e triste.A Graça de Deus é suficiente. Amém!

    ResponderExcluir
  3. A palavra do Senhor é perfeita e restaura a alma!!
    Ouvi a Dús através de sua linda reflexão Priscila!

    ResponderExcluir
  4. tocante... enquanto eu sempre amei minha namorada, me surgiram tentações que me obrigaram a viver com ela um relacionamento de mentira, mesmo com eu amando-a, eu ainda a amo muito, porem ela descobriu e não quer mais olhar na minha cara, a família dela também, sei que ela é a mulher da minha vida e sei que ela ainda me ama, mas não tenho oportunidade de resolver as coisas com ela, pois a família esta sempre cercando-a, estou sofrendo muito, sofrendo por causa das minhas fraquezas, sofrendo porque perdi a mulher da minha vida, sofrendo porque não sei se vou tê-la de volta, mas essa palavra agora me trouxe paz.
    orem por mim e que Deus CONTINUE ABENÇOANDO QUE ESCREVEU ESTE ARTIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clame a Deus de todo o seu coração por que ele permite situações em nossas vidas para haver um para que. Entende? Reflita no que eu disse e peça a Deus para que seja a vontade dele somente isso por que se for ele fará algo que surge oportunidades para se redimir com a sua amada e os dois viver um só propósito buscar juntos.

      Excluir
  5. A palavra de Deus quando sai da boca do homem ela não se limita ao espaço ao qual ela foi dita, ela alcança pessoas, que alcançam pessoas, que alcançam pessoas.... Na verdade quem limita o poder de Deus somos nós, não limite o poder do espírito de Deus sobre milhares de vidas, envie está mensagem a alguém, que pode estar nesta hora necessitando de uma palavra como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO IMPORTANTE, A A PALAVRA DE DEUS É MUITO PODEROSA REALMENTE,

      Excluir
  6. Muito forte a palavra. Parabéns. Usei em meu face :) para edificar outros...

    ResponderExcluir
  7. Nossa sem palavras...só lágrimas
    Falou muito cmg.
    Deus continue te usando

    ResponderExcluir
  8. Quero ser um vaso do oleiro para que ele possa me moldar .

    ResponderExcluir
  9. Quero ser um vaso do oleiro para que ele possa me moldar .

    ResponderExcluir
  10. Nossa tudo muito lindo e edificante.

    ResponderExcluir
  11. Que Bênção, muito bom.. ajudou a preparar a palavra para eu dar a Célula.Deus seja Louvado!!

    ResponderExcluir
  12. A a minha amiga Aline, agradeço por esse texto tão belo, Deus me ama!!

    ResponderExcluir
  13. A a minha amiga Aline, agradeço por esse texto tão belo, Deus me ama!!

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada.Eu necessitava ler esta mensagem hoje.🙏🌻

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada.Eu necessitava ler esta mensagem hoje.🙏🌻

    ResponderExcluir
  16. Palavras abençoadas e de propósito de Deus!!!!

    ResponderExcluir
  17. Yeshua☝🙌🎼 glória aleluia louvado seja o sr dos senhores, essas palavras são edificantes poderosas diante de nossas vidas ó Paulo tu fostes usado poderosamente pelo DEUS vivo nas tuas pregações👏👏👏 que hj ainda faz efeito teu testemunho usando a ilustríssima aqui a nos trazer esse texto espetacular, Toda honra e glória a Jesus Cristo que venha a nova Jerusalém. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Deus falou grandemente em meu coração, quando me senti um lixo e sem merecimento de nada Deus me mostrou através dessa palavra a Tua Graça. E a partir de hoje só ela já me basta.

    ResponderExcluir
  19. Palavra muito abençoada , gloria a Deus

    ResponderExcluir
  20. Desde de criança que sofro de uma infermidade síndrome do pânico aliada a ansiedade.... perdi muitas coisas em minha vida por conta dessa infermidade trabalho, relacionamento e amigos ate hoje não consigo me firma na vida.... sempre tendo perdas...mas o que me faz acreditar na cura é acreditar no Messias filho de Deus já dura 3 décadas mas é chegada a hora de libertação por não me entrego pela fe que tenho...pois escolhido por Deus de ter recebido essa provação mesmo sendo tão dolorosa sigo em frente acreditando em Deus.

    ResponderExcluir
  21. Lindo texto glória a Deus.
    Que em nossa fraqueza ele cresça, que a humildade nos transforme em novos seres, vasos do senhor amém.

    ResponderExcluir
  22. Linda palavra, palavra edificante e tremenda. Que tenhamos sempre nossas fraquezas e que nos alegramos por isso, pois assim Deus mostrará que é Ele quem nos tornará fortes. Glória a Deus nas alturas.

    ResponderExcluir
  23. E tão bom ler palavras que nos toca! Hoje foi um dia tão difícil ,era tudo que eu precisava para me devolver a paz. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir