Esperando com paciência



A ansiedade é um mal que vem se expandido fortemente na nossa sociedade. Ela tem tomado proporções tão grandes que pode virar uma doença séria, capaz de causar ainda outras. Em provérbios está escrito: "A ansiedade no coração deixa o homem abatido" (Pv 12:25). A preocupação excessiva com certas questões da nossa vida nos rouba a alegria do momento, o que nos impede de desfrutarmos nossa jornada aqui nesta terra. Mas certamente existem questões pessoais que são importantes para nós, como sonhos, projetos, a salvação da nossa família, etc. Promessas que o Senhor nos fez e que desejamos ver o seu cumprimento. Mas Deus trabalha de maneira gradual, e as "grandes construções", a realização de sonhos, tudo isso leva tempo para ser concluído, e certamente teremos que esperar pelo cumprimento de Suas promessas.

Aparentemente parece fácil esperar depois de duas horas, um dia, dois meses, mas e quando demora mais, e quando leva anos, será que é fácil esperar? Com certeza não, mas o Senhor quer que venhamos a desenvolver a capacidade de esperar nEle com uma boa atitude. E isso significa ter esperança, paciência diante das circunstâncias da vida.

A Palavra de Deus diz que é através das tribulações que desenvolvemos a perseverança: "E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança" (Rm 5:3). E continua dizendo que a perseverança, produz experiência e a experiência, esperança (v. 4). Quando temos que passar por momentos difíceis, nossa esperança de receber aquilo que o Senhor prometeu se fortalece e sabemos que as promessas não são falsas pois o próprio Espírito de Deus nos mostra a grandeza do amor dEle por nós ("E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" Rm 5:5).

A bíblia conta a história de Abraão, que teve que esperar longos anos pelo cumprimento das promessas de Deus na sua vida. Ele teve fé e esperança mesmo quando não havia motivos para tê-las. Sendo assim, ele pacientemente aguardou o tempo de Deus na sua vida. E como ele conseguiu fazer isso? A bíblia diz: "Não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus"(Rm 4:20). Ele não duvidou, pois sabia que a vitória era certa, ainda que não pudesse vê-la com os olhos naturais, ele contemplou as promessas com os olhos da fé, e assim louvava a Deus por aquilo que no reino espiritual já era seu.

"Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos" (Rm 8:24,25).

A paciência é um sentimento de tranquilidade, e uma qualidade que devemos adquirir enquanto esperamos em Deus, além de ser um fruto do espírito. "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa" (Hb 10:36). Essa passagem revela que é somente através da fé e da paciência que herdaremos as promessas de Deus, tendo a certeza de que o tempo dEle é perfeito. O tempo da espera é uma ferramenta que o Pai usa para que aprendamos a confiar mais e a depender mais dEle. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7) As vezes somos tentados a nos frustrarmos e a querer apressar as coisas, e nessas horas devemos nos achegar ao colo do Pai e lançar sobre Ele toda nossa angústia e receber a paz que só Ele pode dar, tendo a certeza de que Ele nos fortalecerá para que consigamos esperar nEle: "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31).

Não deixe com que a ansiedade faça você perder o alvo, a determinação em viver tudo aquilo que Deus te prometeu. Que você possa esperar em Deus com paciência, crendo que tudo aquilo que Ele te prometeu já é seu, basta você esperar e permanecer no centro da vontade dEle para receber o seu milagre. "Espera no SENHOR, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR." (Salmos 27:14)



Com amor, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Pri, este seu post foi uma injeção de ânimo para mim. Acho que de todos os desafios que o Senhor me fez desde que me converti a 6 anos atrás o mais forte foi o APRENDER A ESPERAR. Alguns dos sonhos que tenho até hoje não se cumpriram mas continuo crendo e "enquanto espero eu o seguirei, enquanto espero eu adorarei, enquanto espero eu não falharei, eu continuo a caminhar mesmo enquanto espero". Que Deus te abençoe e derrame sobre você porção dobrada da unção que tem recebido do Pai.

    ResponderExcluir