O menor da casa de Jessé



"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (I Samuel 16:7)

É impressionante ver a maneira como Deus elege homens e mulheres improváveis para fazerem a Sua obra. No livro de Samuel, encontramos um exemplo magnífico disso: quando Deus escolhe um homem para ser Rei em Israel no lugar de Saul. O Senhor fala ao profeta Samuel para ir até a casa de Jessé ungir o Seu escolhido. Sem saber quem era, ao ver o filho mais velho de Jessé, Eliabe, Samuel vai logo pressupondo que seria ele o eleito do Senhor. Mas Deus, conhecendo o coração do profeta, disse: “Samuel, desconsidere a aparência e a altura desse homem, porque eu não atento para a aparência exterior, o que é realmente relevante para mim é o que está no seu interior.”

E assim, de maneira totalmente contraditória aos olhos humanos, Deus elege Davi, um jovem de 16 anos, que não tinha estatura, que não era forte, mas tinha a condição essencial para ser rei: era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13: 22).

E ainda hoje o Senhor tem prazer em escolher as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (1 Co 1:27), aquelas pessoas que permitem que Ele seja o centro das suas vidas,que permitem que o poder dele se aperfeiçoe na sua fraqueza (II Co 12:9) Aquelas pessoas sem aparência, sem títulos, sem riquezas, que muitas vezes são desprezadas na própria casa de Deus. Mas não se deixe levar pelos valores mundanos. Lembre-se também que os sacerdotes daquela época esperavam que o Messias viesse de uma linhagem nobre, de algum reino poderoso desta terra. Esperavam que o Messias fosse um homem de boa aparência e com muitas riquezas. Infelizmente quando Ele chegou, eles não o receberam (Jo 1:11), porque nEle não havia beleza nem formosura (Is53:2). Eles nem mesmo relevaram quando Jesus disse: “o meu reino não é deste mundo”, porque o coração deles, apegado as riquezas e títulos, só conseguiam ver Jesus como o filho do carpinteiro José. Mas o Pai O exaltou e todo ser confessará que Jesus é o Senhor, porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (I Co1: 25).

Se Deus falou que irá fazer uma grande obra através de você, não duvide. Mesmo que você seja como Davi, sem aparência, o poder de Deus operando na sua vida pode fazer o que você não pode. O segredo é simplesmente se dispor nas mãos de Deus. Seja fiel a Sua palavra, seja obediente, humilde e paciente, assim como Davi, que mesmo já tendo sido consagrado rei, permaneceu cuidando do rebanho de seu pai, esperando pacientemente no Senhor, até o cumprimento das Suas promessas.
O menor da casa de Jessé era o escolhido e amado do Senhor, porque “as coisas que são impossíveis aos homens, são possíveis a Deus” (Lc 18:27).

No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

20 comentários:

  1. maravilhosa palavra de deus

    ResponderExcluir
  2. Fortíssimo !!👏👏👏Deus é Fiel!! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Fortíssimo !!👏👏👏Deus é Fiel!! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Aulmentor ainda mais minha confiança em Deus obrigada Deus te amo senhor jesus🙏

    ResponderExcluir
  5. Tremendo, esse estudo,oh,oh, aleluia!

    ResponderExcluir
  6. Ser o menor da casa não é fácil mais q possomos garantir a esperança da promessa do senhor na nossas vida..

    ResponderExcluir
  7. Amém, ótimo este estudo, é um grande ensino .amei,louvado seja o nosso Deus.

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes rejeitada a menor por ter profissao simples mas Deus nao ve como homem ve ele ver o coraçao as atitudes hay q esta segredo a humildade e sabedoria eco amor isso nos torna especial reconhecermos o pó que somoa ele exalta os humildes e os retos habitarao terra segura gloria Deus o justo juiz senhor q nunca esquece nenhum detalhe de cada historia

    ResponderExcluir