O Deus que vivifica


Ao longo da nossa vida, circunstâncias diversas vêm ao nosso caminho. Nem sempre elas são boas, e algumas nos desafiam a continuar vivendo. São nestes momentos difíceis que o inimigo tenta cultivar os maus sentimentos dentro de nós. Na mente surgem questionamentos de o porquê que Deus permite que certas coisas aconteçam na nossa vida. Pessoas que são tão agredidas nas suas almas tendem a cair nestes momentos, sucumbindo a tais pensamentos, e aceitam a sentença de derrota em suas vidas. Em momentos de caos, a dor vem e o inimigo usa-a como desculpa para colocar uma semente de incredulidade no coração dos servos de Deus. Hoje em dia há pessoas que apenas estão tentando sobreviver, apenas existem, e não mais pensam em viver abundantemente. Estas pessoas estão mortas no seu interior, mortas espiritualmente, pois deixaram as adversidades definharem a sua fé. Pessoas que vivem como sepulcros caiados, que aparentam ser o que na verdade não são, sustentando uma aparência sarada, curada, mas por dentro delas só há morte. Através das suas palavras sentimos o mau cheiro exalando do seu interior. Isto, talvez, pelos traumas vividos no passado, pela desesperança do futuro, pelas circunstâncias difíceis. O inimigo tenta de todas as formas fazer com que venhamos a colocar o nosso foco nas nossas dores, nas nossas debilidades, porque enquanto estamos contemplando-as, não estamos contemplando a Deus, ao Deus que tudo pode mudar, que tudo pode fazer, ao Deus que nos diz que tudo aqui é passageiro (“assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê. Pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” II Co 4:18). Enquanto o inimigo não puder levar embora a nossa fé, ele então nada poderá levar. Nossa fé chama a atenção de Deus para nós. Propositalmente o Senhor coloca situações que moldem a nossa fé de acordo com a Sua vontade. Muitas vezes circunstâncias vêm tentando enterrar nossos sonhos, mas nosso Deus é aquele que vivifica e trás vida a tudo aquilo que o inimigo tentou matar em nossa vida.

Ao lermos o capítulo 11 do livro de João, podemos conhecer a história da morte e da ressurreição de Lázaro, um servo de Jesus e de Marta, a irmã de Lázaro, que muito sofreu com sua, até então, morte. “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (Jo 11:21). Podemos questionar por que às vezes Deus parece não chegar a tempo de resolver os nossos problemas antes que eles se tornem circunstâncias impossíveis. Marta pensou que Deus havia se atrasado, mas ela não imaginava que havia um propósito tão grande para a morte do seu irmão que atingiria a vida de muitas pessoas naquele dia, e ainda milhares de gerações posteriores. Enquanto a pergunta de “por que Jesus não está aqui para impedir a morte do meu irmão” certamente pairava sobre a mente de Marta momentos antes de ele morrer, Jesus dizia sem que ela ouvisse: “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” (Jo 11:4). Através desta circunstância Deus trabalhou na vida de Marta e de muitas outras pessoas que como ela, haviam perdido a fé.
 “Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor vem, e vê. Jesus chorou” (Jo 11:32-35). Ao lermos esta passagem podemos constatar que Jesus não somente assistiu a aflição dos seus servos, mas Ele entrou nelas, ele compartilhou delas. Isto porque Ele se importa com os nossos sofrimentos. Não servimos a um Deus que de longe contempla a nossa dor, mas ao nosso lado Ele está diante das fornalhas de fogo, diante da cova, do deserto, que todos nós, cedo ou tarde, iremos passar durante a caminhada da vida. Não precisamos andar sozinhos nestes momentos, mas podemos contar com um Deus que irá nos carregar no Seu colo quando a dor tentar nos fazer cair, que estará conosco quando o fogo tentar nos queimar, quando os leões famintos rugirem para nós. Ele é o nosso defensor, nosso escudo, nosso auxílio, nossa cura. O que hoje parece ser impossível para você não o é para Deus.

“Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” ( Jo 11:39,40). A circunstância da morte havia roubado a esperança de Marta, e de fato a morte é a única coisa que é irreversível ao ser humano. Como poderia voltar a viver um corpo que já estava se decompondo? A fé de Marta havia sido enterrada junto com o corpo do seu irmão. Situações semelhantes a esta já geraram muitas perguntas na mente de homens e mulheres na bíblia. Como uma mulher já muito velha poderia ser mãe? Como um escravo poderia ser um grande governador? Como um homem enfermo, que havia perdido todos os seus bens poderia ter sua vida restaurada? Como um jovem humilde poderia ser rei? A resposta é simples, tudo é possível aquele que crê (Mc 9:23). O tamanho do problema não determina o tamanho de Deus. Ele é maior do que qualquer circunstância que hoje parece impossível na sua vida e os Seus propósitos prevalecem sobre toda adversidade. “Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra” (Jo 11:38,39). Jesus poderia ter tirado a pedra que impedia do morto sair para fora após ser ressurreto, mas por que não o fez? Porque isto era algo que o homem podia fazer, era algo que ele esperava que os outros fizessem. E onde nada poderia por eles ser feito, Ele agiu. A fé é algo que vem na medida em que buscamos mais e mais a Deus. Não é algo que instantaneamente será derramado em nossa vida, mas é algo que recebemos ao buscar a face do Pai ("Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós" Tg 4:8). Diante do impossível, a morte de Lázaro, havia algo que poderia ser feito pelos homens, e Jesus não faria a parte que lhes cabia ser feita. O tempo que determinou o viver do milagre foi estabelecido pela disposição, pela agilidade, que eles tiveram em ir remover a pedra. Qual a pedra que te impede de viver o milagre de Deus? Há tantas coisas que podem bloquear a ação do Senhor na nossa vida. A incredulidade, a falta de perdão, o comodismo, a preguiça espiritual, todas estas coisas impedem o fluir do rio de Deus em nós. Talvez hoje você se encontre como o povo de Israel, quando foi exilado de Jerusalém, cidade que foi destruída por Deus pelas transgressões do Seu povo, sem esperança, pois crê que o estado em que se encontra, talvez cheio de pecado, cheio de feridas, devastado, com a vida totalmente arruinada, seja tão grande que nada poderá ser feito por você. Mas Jesus quer te restaurar, como fez com Israel, Ele quer te curar: “Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR” Ezequiel 37:11-14).

Se hoje você é um "morto vivo" Deus quer fazer um milagre na sua vida. Jesus te convida a sair para fora, sair da tua tenda, do lugar que limita a tua visão, do lugar de derrota, de morte, para o lugar de vida, o lugar do milagre, o lugar de viver as promessas de Deus, o lugar de viver a vida abundante que Ele tem para te dar. 
Escolha hoje, remover a pedra e viver o milagre que Jesus tem para a sua vida.


No Amado, PV.


Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Minha noiva querida, eu fui muito edificado pelas palavras que o Senhor Jesus trouxe ao seu coração. Li o texto em voz alta para meus pais que ficaram maravilhados frente à graça do Senhor que é abundante sobre a sua vida. Sou imensamente grato a Deus por saber que Ele me deu a honra de dividir minha vida contigo, ser seu marido e cuidar de você segundo a graça dEle. Que o Senhor continue te usando e te abençoando cada dia mais, e que cada vez mais o Reino de Deus seja multiplicado na vida das pessoas que passarem por você, ou que lerem essas palavras de ânimo e esperança que o Senhor traz ao seu coração. Eu te amo minha flor, beijo do seu noivo apaixonado e agradecido ao Pai por ter você ao meu lado.

    ResponderExcluir
  2. H O S A N A !
    (MT.3.17) E eis uma voz dos céus, que dizia: (ÊX.4.22) Israel é meu Filho, meu primogênito, (IS.49.3) por quem hei de ser glorificado, (DT.4.20) como hoje se vê; (LV.17.12) pelo que tenho dito aos Filhos de Israel:

    (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: (AR.50.3)
    O que Eu quero ensinar com as 50 letras e 3 sinais da parábola acima é isto:
    E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!
    (MT.7.23) Então, lhes direi explicitamente:(AP.19.6) Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso: (MT.25.34) Vinde, benditos de meu Pai: Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo:(EF.5.14) Desperta, ó tu que dormes! Levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.(MC.12.27) Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos; laborais em grande erro. (AT.22.16) E agora, porque demoras? (1SML.9.26) Levanta-te, eu irei contigo para te acompanhar: (JB.9.4) É necessário que façamos as obras Daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem e ninguém pode trabalhar; (2PE.1.20) sabendo primeiramente isto: (LC.8.7) Nada há oculto que não haja que manifestar-se, nem escondido que não venha a ser conhecido e revelado: (DT.29.29) As cousas encobertas pertencem ao Senhor Nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, à nós e à nossos Filhos para sempre: (JB.8.12) Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas;. Pelo contrário, terá a luz da vida: (RM.13.12) Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistemo-nos das armas da luz (EF.5.16) remindo o tempo; porque os dias são maus. (RM.8.19) A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos Filhos de Deus...

    ResponderExcluir