Uma atitude confiante ou desconfiada?



No dicionário, encontramos a seguinte definição para a palavra confiança: Esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro. Sentimento de segurança, de certeza, tranqüilidade, sossego daquele que confia na retidão de alguém; Segurança: não ter confiança em si.
Nesses últimos dias, tenho procurado na bíblia alguns versículos sobre confiança e descobri que ela é repleta deles. Mas a verdade é que não podemos ter confiança em alguém que não conhecemos. Uma pessoa só adquire nossa total confiança, quando verdadeiramente conhecemos o seu caráter. E eis a questão, porque muitos filhos de Deus estão vivendo suas vidas desencorajados, desanimados, como se Deus não os visse ou até nem lembra mais deles? Há um precioso versículo que diz assim: "No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos" (Provérbios 14 : 26). Na intimidade do Senhor há esperança para o coração aflito. Aqueles que conhecem o Deus Iahweh não precisam temer nada porque sabem que estão firmados numa rocha que jamais se abalará. Mas muitos de nós quando as lutas vêem, no dia da provação, mediante a diversos problemas, ao invés de ter confiança no que a Palavra de Deus diz, tem uma atitude desconfiada dEle. E como é difícil conviver com uma pessoa desconfiada, seus sentimentos são facilmente feridos. Imagine se nós como humanos, cheios de imperfeições, já não nos agradamos desta conduta, quanto mais Deus que é perfeito, imutável e fiel. Se acontecem coisas na nossa vida que nos machucam, ferem, frustram nosso sonhos, temos que confiar que Deus ainda está no controle do céu e da terra, e Ele é poderoso pra mudar a nossa sorte. Mesmo que tudo ao nosso redor se abale, sabemos que Jesus está ao nosso lado e Ele nos fará andar acima de toda tribulação. Precisamos passar tempo com Deus, ler a Sua palavra para adquirir esta total confiança no Senhor. Aquele que O conhece, não tem receio de ser enganado por Ele, porque sabe que Deus nunca o deixará desamparado.
"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti " (Isaías 49 : 15). “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127).

Que o Senhor possa ser a sua segurança, sua certeza de vitória e que você possa aprender a descansar na esperança que Ele nos oferece.
Deixo abaixo alguns versículos sobre confiança para fortalecer a sua fé. No amor de Cristo, PV.


"Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne." (Salmos 56:4)

"Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade." (Salmos 71:5)

“Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7)

"E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem." (Hebreus 13:6)

"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." (I João 5:14)

"Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim."(Hebreus 3:6)

"No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos." (Provérbios 14:26)

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Pri, muito lindo! Que Deus contiune te usando mais e mais.
    Essa busca pela confiança é contínua, pois a nossa busca e intimidade com Ele é uma busca diária! Precisamos sempre disso né.
    Beijos prima, teamo!

    ResponderExcluir
  2. Aleluia Pri! Que possamos desenvolver sempre nossa confiança naquEle que é perfeito, Jesus! Glória a Deus e que te abençoe muito minha irmã!

    ResponderExcluir