Tempo de tempestade



Na bíblia lemos no livro de Marcos que certa vez os discípulos e Jesus estavam em um barco quando começou a cair um forte temporal de vento, que fez com que o barco começasse a encher-se de água. Quando isto aconteceu Jesus estava na popa do barco dormindo. Os discípulos, temerosos, foram despertar Jesus, questionando-O se Ele não se importava com a aflição deles. O mestre logo repreendeu o vento, ordenando que este se aquietasse, e aos discípulos perguntou: "Por que sois assim tão tímidos?! Como é que não tendes fé?" (Mc 4:40) Jesus surpreendeu-se com o tanto de medo e falta de confiança em Deus que havia no coração dos Seus seguidores.
Muitas vezes nos encontramos como os discípulos naquele barco. Ondas grandes vêm ao nosso encontro, ventos ameaçam afundar o nosso barco, e nós aflitos achamos que Deus não está atentando para nós. É nessas horas que a nossa fé é provada, será que realmente continuaremos confiando que o Pai está no controle de todas as coisas?
Enquanto os discípulos entravam em pânico, Jesus dormia um sono tranquilo e suave, mesmo com o barco balançando. Às vezes podemos pensar que Deus não se importa com as tempestades que enfrentamos, e que está indiferente com a nossa situação. Mas a verdade é que Ele está conosco no barco da nossa vida, Ele nunca irá nos deixar a sós, se naquela noite o barco afundasse Jesus iria junto com os discípulos ("eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28:20). Mas isto nunca iria acontecer, naquele momento o Pai queria era testar o nível de confiança que seus amados tinham nEle. E quando a dificuldade se apresentou diante dos discipulos , a fé que eles tinham começou a afundar antes do barco. Isto porque eles permitiram que o medo tomasse conta dos seus corações e sufocasse a fé deles, foi quando então chamaram Jesus. Apenas uma palavra do Mestre foi o suficiente para acalmar a tempestade. Após aquietar o vento, o Pai os repreendeu severamente, questionando a fé deles (“Vocês ainda não tem fé?” Mc 4:40)
O propósito que Deus tinha ao permitir que os discípulos passassem por tais circunstâncias era fortalecer a confiança deles, pois mais tarde eles precisariam ter uma confiança inabalável em Deus, a fim de que pudessem cumprir o chamado do Pai para suas vidas.
E Deus continua fazendo isto conosco, permitindo que ondas grandes e ventos amedrontadores venham contra a nossa embarcação e ameacem derrubá-la a fim de nos ensinar grandes lições. Mas apesar das dificuldades que podemos enfrentar no mar da vida, podemos ter a certeza de que Jesus está conosco e isto é suficiente para que não venhamos a perder o rumo. Naquele dia, os discípulos poderiam ter feito a escolha de não embarcar, mas nunca chegariam ao outro lado do rio. Algumas vezes é exatamente do outro lado que nos espera a terra das promessas, mas para chegarmos lá teremos que entrar no barco e passar pelo mar agitado. E mesmo que não saibamos aonde Deus quer nos levar, podemos ter a confiança de que o pai sempre irá preparar um porto seguro para nós desembarcarmos, por mais longa que possa ser a navegação.
Naquela noite apavorante, os discípulos conheceram de fato quem era Jesus, e que Ele tinha todo o poder de acalmar qualquer tempestade ("Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13).
Coloque os seus olhos em Jesus quando parecer que o problema não tem mais solução. Quando parecer que os anos se passaram e a sua resposta não vem, escolha crer que Ele não se esqueceu de você ("Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." Isaías 49:15). Escolha crer apesar das circunstâncias adversas, escolha crer que nada sai do controle de Deus e Ele é Senhor sobre todas as coisas. Espere nEle, confie nEle, descanse nEle ("Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele esperam" Isaías 64:4).
Deus quer nos levar a outra margem do rio, a outro nível, Ele quer nos tornar mais fortes e resistentes, para que venhamos a cumprir o plano individual que Ele tem para conosco. Ele quer que sejamos como as águias, que voam nas alturas e que não tem medo das tempestades, antes voam por cima delas ou por dentro. Confie no Deus que é Senhor sobre as tempestades da vida e proteja-se contra o medo colocando o escudo da fé, que irá te impedir de afundar ("Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" Efésios 6:16).

"e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I João 5:4)

...

"Tempestade" (07-07-2011)

Eu ouço ventos
Eu vejo o mar
Ondas grandes vindo para me derrubar
E eu não consigo mais Te ver
Vejo minha fé esmorecer
No céu as nuvens encobertas fazem o sol escurecer

Eu me vejo agora
Quase caindo no mar
Às vezes parece que eu vou me afogar
nesse rio de lágrimas que eu não consigo enxugar
E continuo sentindo ventos
Que querem me ver perecendo
Desejando não ter embarcado

Mas eu Te chamo
Eu falo o Teu nome
E de repente uma luz brilha para mim
Tua forte mão me resgatando do oceano profundo
Das dores desse mundo
Que me fazem olhar só para o aqui
E agora novamente eu começo a Te ver
E o sol volta a aparecer
Revelando que a tempestade acabou
E um novo sonho começou
Aquele que em mim
Você mesmo gerou...

No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

3 comentários:

  1. Graças a Deus por esta mensagem tão edificante. O Senhor quer que desfrutamos no lugar onde estamos, enquanto Ele trabalha em nosso favor, as vezes parece que Ele está em silencio,mas como diz em Heb. 11:1 "ora , a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos".
    Que possamos atravessar as tempestades da nossa vida crendo que o Senhor está cuidado de nós.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus por essas palavras vindas do Céu. Priscila, desde que te conheci e comecei a ler seus posts eu entendi o tanto que Deus te capacita nas palavras. Maravilhosamente Ele coloca dentro do seu coração e nos seus lábios palavras que Ele utiliza para tocar vidas e edificar almas. Que o seu coração permaneça para sempre assim, aos pés do Mestre, e que o doce perfume de Cristo seja sempre abundante em ti. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Aleluias! O Senhor é maravilhoso! Usa-nos para edificar vidas, trazer libertação, renovar forças e mostrar seu amor!
    Priscila, seja sempre essa joia preciosa usada por Deus e nunca deixe de buscar a riqueza da Sua presença. Sua vida tem sido usada para proclamar luz às trevas!
    Jesus te abençoe, linda!

    ResponderExcluir