O bom Pastor



"Disse Jesus: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." (João 10:11-15) 


O termo pastor se tornou um título de muito prestígio dentro da igreja. Muitos cristãos desejam ter essa posição, alguns por causa do chamado, mas outros somente por causa do "status", infelizmente. Isso porque o pastor da igreja ocupa uma posição de destaque, de liderança, e quanto maior for o rebanho, determinada igreja se torna mais "popular" do que outras menores. Mas isso também exigirá do pastor mais zelo e cuidado, o que muitas vezes não acontece. E por isso hoje em dia há muitas ovelhas machucadas dentro do aprisco, muitas se dispersando e levando outras junto, e muitas mortas dentro do curral.

Assim como existem os falsos pastores, existem os verdadeiros, que tem seguido o exemplo do Pastor dos pastores. A Palavra de Deus no livro de João que Jesus é o bom pastor e conhece cada uma das suas ovelhas, tanto aquelas que estão perto dele, quanto aquelas que estão longe. É maravilhoso saber que apesar do imenso rebanho do qual fazemos parte, somos conhecidos individualmente pelo nosso Senhor ("Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos." Salmos 139:3).

"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu."(Sl 23:1-3)

O salmo 23 certamente é o mais conhecido da bíblia e por isso ele muitas vezes acaba sendo banalizado por muitas pessoas. Por ser tão popular e estar fixamente dentro das nossas mentes, às vezes a plenitude dele acaba passando despercebido diante dos nossos corações.

O salmista Davi foi pastor de ovelhas durante muito tempo, e sabia muito bem cuidar delas. Davi lutava contra ursos e leões para defender seu rebanho ("Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava." I Samuel 17:34-35). Quando o amado de Deus escreveu o salmo 23 ele sabia muito bem o que era ser um pastor e tinha tanta comunhão com Deus que revelou o coração do Pai compondo esse lindo salmo. Jesus, o bom Pastor, nos oferece proteção, cuidado. Ele é aquele que quer conduzir a nossa vida pelo caminho certo, que deseja nos guiar segundo a Sua direção e nos dar o alimento eterno. Quando fazemos do Senhor o nosso pastor, chamando-O para ter intimidade conosco, Ele supre cada necessidade nossa("E nada me faltará" v.1).Quando estamos cansados diante das adversidades da vida, Ele nos chama a Sua presença, restaura a nossa alma e sara as nossas feridas, derramando a Sua paz em meio as nossas inquietações, nos dando a certeza de que Ele ainda está no controle de todas as coisas ("me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas" v.2). O pastor nos dá a Sua direção quando não sabemos por onde andar ("me guia por caminhos certos" v. 3).

Não importa qual seja a circunstância que estejamos passando, não importa qual seja o tamanho da luta, o bom Pastor garante que estará do nosso lado, e isso já é o suficiente para nos aquietarmos, pois só Ele é a nossa segurança, rocha inabalável, que garante nos dar a vitória diante de qualquer adversidade ("ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada, pois Tu Senhor estás comigo; Tu me proteges e me dirigis" v. 4). Mesmo que às vezes pareça que estejamos derrotados, quando fazemos do Senhor nosso pastor Ele muda as circunstâncias da nossa vida, faz com que tudo coopere para o nosso bem e faz com que as bênçãos dEle nos alcance, porque somos Seus filhos e temos um lugar especial na mesa do Pai ("Preparas um banquete para mim onde meus inimigos podem me ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu cálice até transbordar" v.5).

O favor do Senhor repousa sobre a vida daqueles que fazem a Sua vontade, que O desejam mais do que as bênçãos, que anseiam estar diariamente em comunhão com Ele. Deus é aquele que abre portas onde não tem parede, faz do deserto manancial e derruba muralhas, fazendo o impossível acontecer por amor aos Seus filhos ("Certamente a tua bondade e o Teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na Tua casa morarei todos os dias da minha vida" v. 6).

Jesus morreu na cruz do calvário por amor a cada um de nós e nos convida para fazermos parte do Seu rebanho. Se Ele é o nosso pastor podemos ter a certeza de que Ele cuidará das nossas vidas para sempre.

"Meu Pastor" (19/08/11)

Tu és o meu pastor
Aquele que me conhece por inteiro
Me chama pelo meu nome
Conhece meu deitar e o meu levantar
Antes que eu diga, já sabe o que eu vou falar

Em Ti eu posso descansar
Na sombra de Tuas asas me refrescar
Na Tua presença minhas forças renovar

Tudo que eu preciso é da Tua direção
Me guia pelo caminho certo
Quero Te ter aqui bem perto
E jamais me perder de Ti

Mesmo que eu tenha que lutar contra gigantes
Eu não temerei
Em Ti confiarei
Porque eu Sei que ao meu lado Tu estás

Teu amor por mim não tem fim
Teu favor faz o meu cálice transbordar
Tua bondade e misericórdia para sempre vão me acompanhar

E é por isso que eu sou mais que vencedor
Porque Tu és o meu bom pastor
E na Tua presença eu vou ficar
Para eternamente Te adorar.

No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Aleluia, glorificado seja o Nosso Pastor Precioso, Jesus Cristo, que tão maravilhosamente cuida de nossas vidas e nos aproxima dEle. Pri, fui muito edificado por esse post (como sempre rsrs) e minha oração é para que o Senhor cumpra em Ti toda a Vontade dEle e continue a derramar abundante graça, unção e inspiração celestial sobre a sua vida. Lindo poema, pude sentir a serenidade do Espírito Santo ao lê-lo. Bjo grande e que Jesus te abençoe

    ResponderExcluir