Beleza Eterna
Vivemos em um mundo que dita que devemos seguir certos padrões para sermos completos e satisfeitos e por causa disso, muitas pessoas não medem esforços para alcançar este modelo perfeito.
Se uma pessoa não corresponde esteticamente ao que a sociedade impõe como sendo o ideal, ela é incentivada a estar descontente a respeito de si mesma durante todo o tempo e então é manipulada a investir seu tempo e dinheiro tentando se modificar. Infelizmente isto tem acarretado em muitas vidas destruídas, muitos corações machucados e até mesmo tem levado a morte, não somente física, mas espiritual e emocional. Mas ao olharmos para os padrões de Deus vemos que são completamente diferentes daqueles que dirigem a nossa sociedade.
Para a mulher que vive em busca da perfeição estética, tentando ser como a nova miss, a musa do momento, a palavra de Deus diz: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada" (Provérbios 31:30); "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus" (1 Pedro 3:3-4).
A bíblia não ignora os cuidados que devemos ter com a aparência exterior, mas alerta aqueles que somente se preocupam com a aparência exterior e não com a interior, ensinando-nos que devemos buscar a beleza interna assim como buscamos a externa. Nossa sociedade nos convida a olhar somente para nosso exterior e cuidar das "imperfeições" externas que temos, deixando de lado e dando pouco valor a parte interna, o nosso coração.
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade"(Mt 23:27-28).
Houve um pastor que certa vez comparou o coração do homem a um castelo, no qual existem muitos quartos, muitos locais pouco habitados, até mesmo esquecidos. Cômodos que não são mais usados e nunca foram limpos, lugares que não são lembrados e estão muito sujos. E realmente isso é verdade, podemos guardar tantas coisas no nosso coração que às vezes nem sabemos que existem, e todas essas coisas podem poluir a nossa alma. Só Deus pode revelar aquilo que há escondido em nós e a Sua palavra é como uma Luz que ilumina os lugares escuros do nosso ser.
"Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tiago 1:23-25).
Esse versículo nos mostra que a bíblia é como um espelho que mostra aquilo que realmente somos. Às vezes Deus traz certas circunstâncias para nossa vida para que venhamos a comprovar a má condição em que nosso coração está. Em situações difíceis nosso verdadeiro eu é pressionado a sair para fora, e o oculto se revela. Desse modo, para que possamos ter um coração limpo e puro precisamos fazer da oração do salmista Davi a nossa oração: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Davi foi um servo de Deus a quem Ele chamou de “homem segundo o meu coração”. Uma das características que Davi tinha que alegravam ao Pai era a sinceridade. Mesmo vivendo períodos muito difíceis e sendo falho, Davi reconhecia suas fraquezas e falava da sua tristeza para Deus. O Senhor encontrou em seu servo um coração que estava disposto a se entregar totalmente a Ele. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo" (Salmos 51:10-11).
Quando Deus olha para o homem Ele não vê sua aparência externa, mas olha para o seu coração (1 Sm.16:7). Não podemos nos esconder do Pai: "Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" (Jeremias 17:10). Não importa o quão lindas possam ser as nossas ações para com Deus e os homens, o que realmente importa para Ele é o verdadeiro motivo por trás de cada coisa que fazemos ("Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido" Salmos 119:80).
Precisamos nos achegar confiantemente diante de Deus e confessar nossas fraquezas, pedindo ao Pai que nos mostre o que há escondido na nossa alma e assim permitir que Ele nos cure, para que venhamos desfrutar de uma vida cheia de poder nEle ("Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome" Salmos 86:11).
O maior desejo de Deus é tratar do nosso íntimo e nos ornamentar com a Sua beleza. Existe uma frase que diz que a porta do Reino dos céus é aberta quando abrimos a porta do nosso próprio coração. Precisamos convidar o Senhor para entrar na nossa vida e habitar em cada lugar escondido que existe dentro de nós, reconhecendo que somos falhos e que precisamos do tratamento estético dEle no nosso interior. Deus nos convida a olharmos menos para o espelho de vidro, que um dia vai se quebrar, e nos dá o espelho da Sua palavra para que por ela possamos cuidar da aparência interna, cuja beleza durará pela eternidade.
No amor do Pai, PV.